top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Pellini

Campanha de incentivo à leitura no Transporte Público



Foi lançando nesta segunda-feira, 17, no colégio Objetivo, o projeto Viajando na Leitura, uma iniciativa do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) e Academia Piracicabana de Letras (APL), com apoio do Rotary, Prefeitura do Município de Piracicaba e Transporte Urbano Piracicaba (Tupi) e patrocínio do Pecege e Colégio Objetivo.


Viajando na Leitura tem como objetivo promover e incentivar a leitura junto aos usuários do sistema de transporte coletivo de Piracicaba. Geladeiras literárias, localizadas em alguns terminais de ônibus, irão disponibilizar aos passageiros livros que poderão ser retirados gratuitamente para leitura no ônibus ou mesmo em casa. As geladeiras estarão abertas para receber livros dos próprios passageiros, com o intuito de promover a leitura.


O projeto também irá disponibilizar livros digitais para que os passageiros façam a leitura através de celulares ou computadores. O acesso será através de QRCode.

"Trabalhamos e incentivamos a leitura dentro de nossas unidades da Rede Municipal de Educação e não poderíamos deixar de apoiar essa iniciativa tão importante. Incentivar a leitura é contribuir com o desenvolvimento intelectual e com a construção de senso crítico por parte da população", falou o secretário municipal de Educação, Bruno Roza.

Conforme a secretária de trânsito Jane Franco, o conhecimento proporcionado pela leitura é essencial para o amadurecimento do cidadão. “A Prefeitura, por meio da Semuttran, apoia esta iniciativa que tem como foco também dar destaque à literatura feita por piracicabanos e nada melhor que conhecer a história da cidade onde se vive”, disse.


Para Vitor Pires Vencovsky, presidente da Academia Piracicabana de Letras, a parceria com a Prefeitura de Piracicaba e a empresa Tupi é importante para democratização do projeto. “O uso do sistema de transporte de passageiros permite que os livros cheguem em todos os cantos do município”, afirmou.


Segundo Edson Rontani Júnior, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, o Viajando na Leitura irá homenagear o piracicabano Thales Castanho de Andrade. “Thales é um dos precursores da literatura infantil no Brasil e esse projeto levará a história de Piracicaba para os leitores”, explicou.




Com duração de três meses, o projeto inclui um concurso literário junto aos usuários do sistema de transporte urbano. Informações serão divulgadas nos seis terminais da cidade, em mídias digitais, quatro backbus, pontos de ônibus e, ainda, em um ônibus totalmente adesivado, que irá circular pelas vias de Piracicaba.

142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page