top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Pellini

Campanha de combate ao Álcool e Drogas

Com o apoio da TUPi, a Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp) e da Secretaria Municipal de Saúde, lançou na tarde desta terça-feira, 06, a Campanha Municipal de Combate ao Álcool e outras Drogas que tem como temas “Melhor Pira Sem Álcool” e “Melhor Pira Sem Drogas”.




O lançamento aconteceu no Anfiteatro do Centro Cívico, com a presença dos organizadores e parceiros. Foram apresentados oficialmente os cartazes e adesivos da campanha que terá a duração inicial de seis meses. O principal objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se enfrentar esses graves problemas de saúde pública, que afetam grande número de pessoas e causam danos à ordem familiar.


A campanha será feita por meio de cartazes fixados em terminais, adesivos em paradas de ônibus, além de backbus - adesivos que ocupam toda a traseira do ônibus. Serão usados 30 pontos de ônibus estratégicos espalhados pelas principais vias da cidade. Os cartazes também serão distribuídos pelos mais diversos setores da sociedade.


O coordenador de comunicação e Marketing da TUPi, Fernando Galvão, explica que, “Em tempos de pandemia, optou-se por utilizar imagens alegres e vibrantes que possam chamar a atenção das pessoas para um tema tão delicado como o vício do álcool e drogas”.




A presidente do Fussp, Sandra Bonsi Negri, idealizadora da campanha, acredita no alcance das mensagens pela experiência dos parceiros envolvidos, que são as secretarias municipais de Saúde, Desenvolvimento Social (Smads), Educação, Trânsito e Transporte, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria Estadual de Educação, Alcoólicos Anônimos, Narcóticos Anônimos, Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad) e da Empresa TUPi. “Essas parcerias nos garantem uma campanha objetiva devido à expertise de cada participante. Além de que, ela seguirá o mesmo padrão da Campanha de Combate à Violência contra a Mulher, que foi muito bem sucedida”, ressaltou.


O secretário de Saúde. dr. Pedro Mello, lembrou que na pandemia houve aumento no consumo de bebidas alcoólicas por vários motivos, principalmente pelo ambiente de insegurança criado devido a falta de perspectivas claras sobre como o processo se desenrolaria e ao isolamento social. “A bebida acabou se tornando uma válvula de escape para o público com mais propensão ao consumo descontrolado”, destacou.


Sobre a campanha de prevenção ao álcool e outras drogas, o secretário reforça a importância da iniciativa. “Essas ações preventivas são fundamentais para conscientizar as pessoas sobre os perigos do vício, tanto para o relacionamento social e familiar, como para a saúde das pessoas”, disse.


Cartazes estão nos pontos de ônibus, terminais além dos backbus


A comandante da Guarda, Lucineide Maciel Corrêa, afirmou acreditar no sucesso da campanha para alertar e sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção e do tratamento do problema das drogas lícitas e ilícitas. “E a corporação dá todo apoio a esta iniciativa”, destacou.




“Campanhas permanentes e envolvendo diversos parceiros são fundamentais para conscientizar os jovens sobre esse grave problema”, disse o Dirigente Regional de Ensino, Fábio Negreiros. Ele afirmou ainda que o álcool tem se tornado, entre os estudantes, a principal droga lícita em termos de uso, prejudicando o aprendizado e desenvolvimento intelectual.


EXPERIÊNCIA - Frequentando o AA (Alcoólicos Anônimos) há 27 anos, Darcy Martins, 62 anos, morador do bairro Paulista, fez questão de prestigiar o lançamento da campanha que, segundo ele, poderá ajudar muitas pessoas que são atingidas por vícios do álcool e drogas. “Torço muito para o êxito dessa iniciativa. Sei muito bem como é dolorido para as famílias que tem tem alguém com essas doenças e a conscientização é o primeiro passo para a superação desses males.”



61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page