top of page
Buscar
  • Foto do escritorFernando Pellini

Mulheres no comando!

Atualizado: 9 de mar. de 2023


Esta semana é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a data de 08 de março se tornou um marco na luta por igualdade, respeito e dignidade às mulheres de todo o mundo.


Por incrível que pareça, as mulheres ainda são minoria em grande parte das atividades profissionais. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, o país tem cerca de 4,39 milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação para veículos pesados, dos quais 97,19% são de motoristas homens. Apenas 2,81% são mulheres.

O preconceito com mulheres motoristas ainda existe, mas na opinião da motorista Miriam Ramos da empresa TUPi Transporte vem diminuindo gradativamente. “O preconceito na nossa profissão diminuiu, mas ainda tem. Uma vez parei no ponto de ônibus, abri a porta de embarque e um senhor na hora que me viu se assustou e disse que não iria embarcar, que pegaria o próximo”, lembra Miriam que está na profissão há 11 anos.


A empresa de Piracicaba está acima da média nacional e atualmente 5% do quadro de motoristas são mulheres e as portas sempre estão abertas ao público feminino. Paula Balestero, gestora de RH, explica que a TUPi conta com um programa de desenvolvimento de carreira pra mulheres. “Temos funcionárias que começaram como faxineiras, agentes operacionais e hoje são motoristas. Basta ter força de vontade e amor pela profissão que elas chegam lá”, explica a gestora.


Hosana Anhão está na profissão desde 2018 e se sente realizada. “Sempre tive amor pela profissão e nunca senti dificuldade de entrar nesse ramo. É uma profissão que lida com o público então exige equilíbrio, paciência, empatia e muita educação. Esses são os princípios básicos para um bom relacionamento com a população”, afirma.


O amor pela profissão muitas vezes vem de dentro de casa, como é o caso da motoristas Fernanda do Carmo. “Sempre gostei de dirigir e meu pai foi minha grande inspiração, pois era carreteiro”, conta.


Mesmo com todas as dificuldades e batalhas diárias, o prazer de dirigir está acima de tudo. E o esforço as vezes vem com reconhecimento. “A lembrança que mais me emociona foi o dia em que estava iniciando a linha de madrugada e um veículo parou ao lado do ônibus e as pessoas saíram do carro e começaram aplaudir quando viram uma mulher dirigindo”, lembra Miram.


Hosana Anhão, Fernanda do Carmo e Miriam Ramos são três exemplos de mulheres que buscaram o seu sonho e conseguiram realizar. As três acham de extrema importância o dia 8 de março. “ É um momento de reflexão sobre a luta e conquista das mulheres , por igualdade e respeito ao longo da história”, diz Hosana.


Fernanda parabeniza todas as mulheres. “Parabéns a cada mulher que luta em busca do seu sonho todos os dias”, finaliza.


Ações nos ônibus:



A TUPi colou no vidro da frente dos ônibus um adesivo alusivo ao Dia Internacional da Mulher, além disso quem acessar o wi-fi nos ônibus também verá um banner alusivo a esse importante dia.

458 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

.

Comentarios


bottom of page